f t g i
  • movi@aclnet.com.br

  • (11) 3884-8578 / (11) 96419-7760

RPG

“A busca pela elegância do movimento respeitando a estrutura normal do corpo.”(Thérèse Bertherat).

Este método de terapia manual foi desenvolvido pelo francês Philippe Souchard.
É mais uma técnica da fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais, organizando os músculos em cadeias musculares, com base no alongamento muscular. Além de ser um ótimo recurso para o tratamento dos transtornos posturais e dores na coluna, também pode ser indicado para aqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio e viver em harmonia com o corpo. 
O tratamento com RPG é realizado através de posturas estáticas, partindo da consequência até a causa do problema, buscando reencontrar a boa morfologia corporal e solucionando os problemas relacionados a ela. As posturas são feitas juntamente com exercícios respiratórios, no qual o paciente faz 80% do trabalho, seguido da orientação do fisioterapeuta. 
O tratamento pode durar de 3 meses a 2 anos, com uma sessão semanal de 50/60 minutos. 
O método tem a vantagem de, a cada sessão, ampliar os músculos sem que eles voltem à posição incorreta depois da sessão. O segredo está na postura corporal, que mantém o eixo do corpo em equilíbrio. 
Mediante uma avaliação qualitativa investigam-se, inicialmente, as tensões neuromusculares e as mudanças funcionais e estruturais. Em seguida, empregam-se posturas de alongamento muscular ativo e progressivo associados à respiração e técnicas específicas, visando colocar em evidência as tensões musculares. Restabelece-se, assim, a harmonia entre os músculos e, consequentemente, promove-se um relaxamento, já que se interrompe o ciclo de desenvolvimento de tensões e dores. No RPG, o (a) profissional parte da dor para chegar à causa: quando você alinha o ombro, descobre a deformidade na coluna, que colocada em seu devido lugar traz à tona o problema na bacia, até chegar ao completo realinhamento. 
.

Na "Movimento e Vida" faz-se a análise e o tratamento de cada paciente de acordo com sua estrutura e necessidade, vista como pessoal e única.

 

INDICAÇÕES MAIS RECENTES DE RPG:

. Pré e pós-operatório de cirurgias plásticas; 
. Gestantes (após terceiro mês de gestação); 
. Hérnia de disco, osteofitose (“bico de papagaio”) - Alterações posturais comuns (hipercifose, hiperlordose, escoliose); 
. Prevenção de lesões no esporte através da melhora da função muscular; - Indivíduos com encurtamentos musculares importantes; 
. Dores na coluna (cervicalgia/torcicolo, dorsalgia e lombalgia); - Problemas ortopédicos (pés planos e cavos, joelho valgo e varo e joanetes);  
. Labirintite;  . Artrite, artrose, bursite, tendinite; . Stress, ansiedade e cefaleia; . Disfunções de ATM (Articulação temporomandibular).